quinta-feira, 18 de junho de 2009

Está dentro de mim, está dentro de nós.


Ontem tive uma reflexão ao atravessar a rua.

Era noite, horário de pico, e o semáforo estava quebrado.

Eis o que aconteceu:

Eu queria atravessar a rua.
Sabendo que o horário era de tráfego intenso e que o semáforo estava apagado, ou seja, conhecendo as circunstâncias, automaticamente foquei toda a minha atenção para a observação da pista de veículos, em busca de uma oportunidade para cruzá-la. Ou seja, concentrei os meus esforços nos aspectos que influenciavam o alcançar de meu objetivo.

Naquela situação havia outras variáveis influenciando. Além do tráfego de veículos, a agilidade de minhas pernas, a minha noção de distância versus velocidade e possíveis desvios de atenção estavam presentes.

E o que foi que eu fiz?
Ciente e confiante em minhas condições e na noção distancia/velocidade, foquei minha atenção sobre a variável da qual tinha menos controle e que, ao mesmo tempo, tinha maior preponderância no alcance da minha meta.

Nesse momento, misturando conhecimento do objetivo - eu sabia onde queria chegar - , conhecimento de minhas condições para tal empreitada, conhecimento das circuntâncias, e, a partir destes, conhecimento do esforço a ser despendido, fiz a combinação crucial para o sucesso. O foco no objetivo foi mais um elemento. Ele fez do êxito provável, um êxito inevitável.

Sim, mas onde eu quero chegar com essa prosopopéia do cotidiano?
O que há de novo no atravessar de rua de ontem aa noite? O que o diferencia dos outros?
A diferença está exatamente na observação desse ato tão comum do dia-a-dia. Na constatação de que nossa própria rotina é fonte de ensinamentos e lições.
E nesse evento pude constatar que a fórmula para o sucesso já está dentro de nós. Sabemos alcançar nossos objetivos mesmo nas adversidades. No exemplo acima, o semáforo estava danificado. Eu deixei de atravessar, de buscar meu objetivo, por causa disso? Não. Simplesmente usei uma estratégia diferente da usual e pronto. Obtive êxito.

É essa postura que devemos ter com tudo que almejamos em nossas vidas. E ela não é difícil.

Vamos dar vazão à nossa criatividade inata na busca por nossas aspirações.

Está dentro de mim, está dentro de nós!

GE

3 comentários:

  1. Eh preciso criar metas, e saber como concretizá-las (né, GE?! rs)...Acabamos ficando muito no sonho, na idealização, e o real acaba fugindo, parece muito dificil, distante...mas não é!

    Tatinha.

    ResponderExcluir
  2. Oho, amei o post!
    Verdade, verdade, temos que vizualizar os caminhos mais curtos ou "melhores" para alcançar os nossos objetivos. yep yep, devemos ter sempre em mente que o que queremos ta ali na nossa frente e sempre hà um jeito (desculpem o declado nao é brasileiro por isso nao tenho nossos acentos)de conseguir o que desejamos.

    Veca

    ResponderExcluir
  3. Olha.... Minha irmã eh Xeuri... srsrsrs

    Li manivis... :)
    Adoreii!!! Adoro o seu jeito de simplificar as coisas e de uma certa maneira dah uma chacoalhada na vida da gente (de um jeito positivo), mostrando caminhos "simples" p alcançarmos nosso sucesso e sonhos.. Assim cmo vc faz c a sua vida! As vezes eh chato... mas o chato eh o verdadeiro, eh o coerente... o chato geralmente tem razão!

    Td eh uma questão de foco! :)

    Te amo Granolinha ( Vecuxa, esse apelido caiu cmo uuma luva.. hehe)!

    Ahh saudadessssss!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir